Sistema Web x Desktop: Qual é o melhor para minha empresa?

Sistema Web x Desktop: Qual é o melhor para minha empresa?

Dia 29 de November de 2019, 20:02 por Revolution Tech

Sistemas são utilizados por empresas de todos os ramos para facilitar processos e tornar a rotina empresarial muito mais prática, rápida e simples. No entanto, escolher o sistema adequado, pode não ser tão simples.

Para qualquer empresário e empreendedor, o uso de um sistema é essencial para realizar a gestão do seu negócio de maneira mais eficiente.

O porém, é que escolher o sistema que vai usar, não é tão simples. Afinal, existem muitas diferenciações de um sistema para o outro, diferenças que podem causar um grande impacto no seu negócio.

O objetivo de um sistema, é atender as necessidades de sua empresa por completo, por isso fique de olho.

Se você ainda não sabe o que é um sistema e como ele pode ajudar você, fique conosco que você vai poder entender tudo nesse blog post.

O que é um sistema?

Sistema é um software utilizado para tornar as atividades realizadas por uma empresa mais fáceis, rápidas e simples.

De maneira geral, essas tarefas estão presentes no dia a dia de empresas dos mais variados segmentos, podendo ter funcionalidades mais abrangentes ou mais específicas, variando de acordo com a necessidade de cada negócio.

Quais tipos de necessidades um sistema atende?

As funcionalidades de um sistema podem variar muito. Isso porque existem sistemas mais abrangentes, que irão atender a todas as necessidades gerais de uma empresa, independente de seu ramo. E existem os sistemas mais específicos, focados em auxiliar em uma necessidade mais específica de um negócio.

Um exemplo simples que podemos apresentar, é o sistema de cadastro de clientes. Sua função, é cadastrar os clientes que fazem/fizeram negócios com a empresa, armazenar os dados referentes a cada um desses clientes, e permitir que eles fiquem armazenados de maneira organizada.

Esse é um exemplo de um sistema que qualquer empresa precisa, afinal, a base de qualquer negócio são os seus clientes. Dependendo do tipo de sistema contratado, esse cadastro de clientes pode se tornar mais específico.

Por exemplo, o sistema poderia ter um aviso de quando se deve entrar em contato com o cliente novamente para renovar tal contrato. Ou então, permitir vincular todas as gravações de chamadas por voz que foram feitas em relação àquele cliente.

Um sistema consegue abranger praticamente qualquer necessidade que uma empresa tenha, se você contratar um bom profissional, e que saiba fazer o que você precisa.

Segue abaixo uma lista de diversos outros sistemas:

Sistema de Controle de Estoque
Sistema de Controle de Caixa
Sistema de Geração de Nota Fiscal
Sistema de Cadastro de Produtos
Sistema de Controle Financeiro
Sistema de Controle de Compra e Venda
Sistema de Relatório de Receitas Brutas
Sistema de Gestão de Documentos
Sistema de Calendário e Agendamento

Um fato muito importante na hora de contratar um sistema para sua empresa, é conversar com o profissional que irá realizar o serviço sobre todas as necessidades e problemas que seu negócio vem enfrentando.

Dessa maneira, o profissional será capaz de oferecer uma solução mais especializada, e que corresponderá melhor a sua expectativa.

Quais são as vantagens de usar um sistema?

Com toda certeza, existem muitos benefícios que você vai encontrar no uso de um sistema, afinal ele é feito para resolver problemas e atender necessidades! Mas certamente, existe uma que merece uma honraria entre todas elas: a Produtividade.

O uso de um sistema pode fazer maravilhas no dia a dia da sua empresa, e a principal é que todos aqueles pequenos processos manuais e com certeza muito chatos de lidar, serão todos simplificados e automatizados!

Aquele cálculo financeiro diário que você levava umas duas horas por dia para fazer, pode se resumir a alguns simples minutos.

Parece um sonho distante? Mas não é! E os benefícios da produtividade não param por aí.

A partir do momento que essas tarefas complicadas que você tem que ficar gastando tempo excessivo simplesmente cessarem da sua vida, você terá mais tempo para se dedicar a qualquer outra coisa que você queira.

Receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail

Cadastre-se na nossa newsletter


Seja para trabalhar no crescimento do seu negócio, para desenvolver novos empreendedorismos, para cuidar da liderança da empresa, ou até mesmo para passar mais tempo com sua família e amigos!

Ah, e claro! Diga adeus para o seu estresse.

Ter que ficar passando horas fazendo cálculos sobre gastos, ganhos, investimentos e tantas outras entradas e saídas de dinheiro… Com toda certeza, causam muito estresse para você, o que pode prejudicar a sua produtividade, e até mesmo sua saúde.

Utilizando um sistema, você pode fazer toda a gestão do seu negócio de forma simples, rápida e descomplicada. A interface apresentada é feita para ser o mais intuitivo e fácil de se usar quanto for possível.

Você consegue cadastrar todas as informações necessárias, pode fazer a atualização delas e também o acompanhamento de cada uma.

Agora vamos falar sobre algo que não poderia faltar, o custo x benefício.

Uma regra básica sobre qualquer empresa é que o tempo que você usa, gera custos. O tempo que você gasta lidando com pequenos processos empresariais, é o tempo que você não pode investir em qualquer outra atividade.

Ou seja, é o tempo que você poderia estar ganhando muito mais dinheiro, ao invés de apenas resolver complicações.

O uso de um sistema, como já falamos, iria poupar esse gasto de tempo desnecessário. E como consequência, você vai ter mais tempos para desempenhar atividades que auxiliem você a ganhar dinheiro.

Por que a escolha do tipo de sistema é tão importante antes da compra?

A resposta para essa dúvida é muito simples. Se você investir em algo que não atender devidamente as suas necessidades, você vai estar desperdiçando seu dinheiro.

Porque primeiro, você pode estar comprando algo que você nem sequer vai chegar a usar, ou segundo, você pode estar comprando algo que não será suficiente para tudo que você precisa.

Características do Sistema Desktop

Segurança

Todos os dados que são cadastrados em um sistema, são armazenados em algum lugar. No caso do sistema desktop é bem simples, ele vai guardar tudo no seu computador, juntamente com o próprio software.

No entanto, o sistema web funciona de maneira diferente. Todos os dados cadastrados são enviados para o servidor onde seu sistema está, e nele serão devidamente armazenados.

Claro que há algumas facilidades envolvidas. Por exemplo, você ocupará menos espaço do seu computador. Mas o fato de fazer essa transição, torna mais fácil que esses dados sejam interceptados de alguma forma.

Mas claro que isso não é um fato definitivo. Essa segurança vai depender principalmente do programador que você contratar. Um programador mais experiente pode garantir uma segurança melhor, enquanto que, se o profissional não tiver qualidade, pode ser um verdadeiro risco.

Além disso, em sentidos gerais, os servidores costumam ter uma segurança base maior do que os computadores pessoais, afinal, eles são preparados para essa finalidade.

Uma analogia muito simplificada que pode ser usada para compreender esse fato, é que a segurança de um sistema desktop dependerá mais de seu usuário, ou seja, de você que vai estar usando o sistema. Enquanto que o sistema web, dependerá mais do programador e do servidor.

Velocidade

Um sistema desktop, por depender diretamente do seu computador, tende a dar respostas mais rápidas para os comandos que você enviar a ele, enquanto que um sistema web precisará carregar ele todo em seu navegador.

Isso é porque um sistema desktop sabe aproveitar melhor a capacidade do seu computador, isso é, distribuir de uma forma mais adequada de acordo com a necessidade.

No entanto, há outro fator envolvido. Se o seu sistema for mais exigente, seu computador pode não ter a capacidade necessária para rodar ele. Ou seja, você precisaria de um computador mais potente.

Enquanto que o sistema web dependerá apenas do navegador, pois ele irá rodar no servidor onde estará hospedado.

O sistema desktop não depende de internet

É claro que o sistema web, por rodar em um nagevador, vai exigir que você tenha uma conexão de internet. E também, se ela for lenta, o uso do seu sistema pode ser um tanto dificultado.

Já o sistema desktop depende apenas do seu computador, estando online ou offline, você consegue usá-lo da mesma maneira.

Características do Sistema Web

O sistema web funciona a partir de um navegador.

Diferente do sistema desktop, que fica preso ao dispositivo no qual foi instalado, geralmente um computador, o sistema web pode ser acessado de qualquer dispositivo que possua um navegador.

Isso significa que você pode cuidar da gestão da sua empresa tanto no computador que fica no seu escritório, quanto no seu celular enquanto estiver em sua própria casa.

Essa mobilidade e adaptabilidade é uma mão na roda, principalmente para você, empreendedor, que precisa estar sempre em movimento e resolvendo muitos assuntos diferentes.

Se perder seu computador, não perderá os dados do seu sistema.

Voltando naquela explicação base sobre o armazenamento de dados, o sistema desktop armazena no seu próprio computador, enquanto o sistema web armazena no servidor.

Ou seja, mesmo que você perca seu computador, seja por ele ter sido roubado, quebrado ou qualquer outro fator, você ainda vai conseguir recuperar os seus dados.

Vamos ser sinceros, se você tivesse que ficar recadastrando tudo que você registrou durante anos, seria bastante complicado.

Facilidade de atualização do sistema.

É essencial que o sistema que você contrate seja sempre atualizado pelo profissional que o forneceu. Isso porque, se ele não for atualizado, com o passar do tempo ele vai cair em desuso. Ele já não vai mais ter as tecnologias mais eficientes.

Mas, se o seu sistema for desktop, eu devo lhe informar que toda vez que houver uma nova atualização, você vai ter que instalar ele tudo de novo.

Se você não tiver o conhecimento técnico necessário para fazer isso, você vai precisar requisitar o suporte técnico presencial, o que pode muitas vezes não ser prestado pelo profissional, ou pode ser cobrado taxas à parte.

No sistema web, uma vez que o programador realize as atualizações e as disponibilize no servidor, seu sistema estará automaticamente atualizado, sem dores de cabeça.

Conclusão

Vale a pena citar mais uma vez que todas essas vantagens dos sistemas web ou desktop podem variar muito de acordo com o programador que você contrata.

É muito importante você ficar de olho sobre o profissional que você está fazendo negócios, tirar bastantes dúvidas para ver o quanto ele é informado e também se ele vai saber dar o suporte necessário, afinal, usar um sistema pode ser inicialmente muito complicado, e você vai precisar de apoio técnico.

Você pode até mesmo falar sobre muitas das características que foram levantadas nesse blog post para analisar se ele vai te atender corretamente.

E não se esqueça, converse com o profissional sobre suas necessidades e dificuldades. Você precisa saber se o que você vai contratar estará suprindo a sua necessidade, e você só poderá descobrir isso a partir da conversa.

Você pode realizar essa consulta por e-mail, whatsapp ou até mesmo por telefone, pois é importante dedicar alguns minutos do seu tempo nessa análise inicial, do que isso lhe custar caro futuramente.

Se você estiver interessado em saber mais sobre o funcionamento de sistemas ou mesmo contratar um profissional para fornecer as soluções que você precisa, entre em contato com a Revolution Tech no número (32) 9 9110-6832!

A Revolution Tech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas em Juiz de Fora - MG, atuando a 10 anos no mercado, buscando prover as melhores soluções empresariais para seus parceiros e clientes.

Faça parte de nossa Newsletter

Receba conteúdo personalizado em seu e-mail!

Agência Revolution Tech

A Revolution Tech é uma empresa especializada na criação de Websites e Consultoria de Marketing, tendo como principal objetivo a realização dos sonhos de seus clientes e parceiros!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Feito com pela Revolution Tech © 2024 - Todos os direitos reservados.