Qual é o objetivo do meu site? A importância de definir suas metas.

Qual é o objetivo do meu site? A importância de definir suas metas.

Dia 16 de March de 2020, 18:22 por Revolution Tech

O uso de estratégias muito bem elaboradas para atrair e conquistar seu público alvo é essencial em todas as formas de marketing, e o seu site não fica de fora! E você, já pensou no objetivo que quer alcançar com seu site?

Estamos em pleno século 21, a Era da Informação. Diferente de todas as outras eras onde se comunicar a distância era extremamente exaustivo e incerto, cartas que demoravam meses e até anos para chegar – quando chegavam –, ligações locais que custavam os olhos da cara... E por aí.

Hoje não. Hoje você pode ir muito bem pesquisar no Google algum site de chat com estrangeiros e falar com qualquer pessoa do mundo sem pagar a mais por isso – tirando o custo da internet! –. Mas junto com a facilidade de comunicação, veio o marketing digital. Se podemos nos falar online, por que não divulgar nossos negócios online?! E assim surgiram gigantes como a própria Amazon, que surgiu como a pioneira do Ecommerce.

Assim como o meio online fez com que as pessoas se aproximassem de seus amigos e entes queridos, o empreendedor o usou como uma forma de aproximar as pessoas de seu negócio, e com isso, até hoje, qualquer um que queira durar no mercado e não ser esmagado pela concorrência, tem de ter um site.

Todos nós sabemos o que é um site, afinal, está acessando um agora mesmo porque buscou essa informação – mas caso não, clique aqui agora mesmo –, e isso tudo se resume a que um site é feito! Mas agora, vamos direto ao assunto... Qual o objetivo do meu site?

Eu sou um comerciante local, e não tenho intenção de expandir meu negócio a nível regional – por enquanto –, o que meu site precisaria ter? E se eu sou o dono de uma multinacional, comercializando com o mundo inteiro? O que eu preciso ter?

Essas são perguntas que podem surgir em sua cabeça, nem que seja uma vez ou outra. Afinal, sua loja física – se houver – só será vista por aqueles que passarem em frente, mas não o seu site. Seu site poderá ser visualizado por qualquer pessoa no mundo, independente do nível de seu negócio.

Para não estender muito, eu não vou dizer aqui o que um comerciante local deve fazer de diferente de alguém que negocia com os 4 cantos do mundo, mas sim, te ajudar a entender para que um site é formado, e o quão sem sentido é ele quando não se tem um objetivo. Vamos a 3 perguntas e respostas básicas.

1 – O que eu pretendo alcançar com meu site?              

Essa pergunta parece simples, com uma resposta simples: Mais clientes.

Bom, não está errado, mas vamos ser sincero, não acha que essa resposta poderia ser incrementada? Que tal mudarmos ela para algumas das respostas abaixo:

Receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail

Cadastre-se na nossa newsletter


- Quero um aumento de 30% em relação as minhas vendas no meu site.

- Quero me tornar uma referência local, para logo em seguida, eu me tornar a regional, e logo, nacional! Ou até mesmo, mundial!

- Quero aumentar visitas em minhas lojas físicas espalhadas pela cidade.

- Quero ser contratado por pessoas de um ramo específico, porque é minha área de atuação, e quero que todos eles conheçam meu nome e saibam como podem me contratar.

- Quero me tornar muito conhecido, que todos conheçam o meu nome e acompanhem minhas atividades.

Aí estão alguns exemplos de como você poderia responder à pergunta, claro que isso é algo mais pessoal e eu não consigo estipular sua pergunta aqui, haha. A partir dessas perguntas, você consegue ter uma ideia melhor de como direcionar o seu negócio.

2 – Não é só ter o site com minhas informações? Por que tem de haver mais?

O site em si, sim, sempre deve ter informações sobre seu serviço ou produto, ou até sobre si mesmo. Mas não é só isso, isso todos os sites tem. Se você quer ser destacado no mercado, você não vai conseguir isso sendo igual a todos.

Então é bastante importante se focar em um objetivo. Relacionado com a primeira pergunta, saber o que pretende alcançar com o seu site é a primeira parte disto. Você vai querer direcionar o seu público alvo para o que realmente importa em seu site, e o mais importante, vai querer que eles te achem. E eles não vão achar isso se você não deixar na cara o que você faz. É assim que funciona amigos, é assim que funciona.

Então é bem importante o seu site ser direcionado e focado no que você realmente faz, e também no seu público alvo. Você não vai querer que seu site de venda de automóveis tenha o design e a escrita feitos para um site de roupas, certo? Ou que seu site de promoção de seus serviços de informática caia nas mãos do pessoal que precisa de um micro-ondas para consertar. Não, você não quer isto. Mesmo.

3 – Eu estou cumprindo minhas metas? Eu estou indo bem?

Muitos pensam que é só fazer o site, e “tá pronto”! Vai chover clientes assim que você abrir a porta. E quando não der certo, você vai culpar a pessoa que fez o site e o próprio site, dizendo que esse negócio não adianta. E não é bem assim que funciona.

O site é uma ferramenta, um meio, não um fim. Se você não contratar pessoas para divulga-lo ou pegar para fazer você mesmo, ele não vai sair do lugar. Há inúmeros motivos do qual um site pode não estar cumprindo suas metas.

- O Design pode estar poluído, ultrapassado, sem responsividade e... Feio. Uma das piores coisas ao entrar em um site, seja pelo celular, PC ou tablet, é se deparar com uma poluição visual imensa, em que não se dá para clicar em nada, nada intuitivo, travado e... Você entendeu. Você fecha o site na hora e até desiste. O mesmo ocorre com todos os clientes.

- O código está bagunçado, feito em sites de fazer sites gratuitos, algo copiado e colado. Isso além de bagunçar bastante com o SEO do seu site, perde total preferência do Google, o site demora a carregar, a chance de dar erro são imensas, e por aí vai. Um código para ser bom, ele tem que ser único e otimizado, e somente um programador dos bons, como os que temos aqui na Revolution Tech, sabe como fazê-lo.

- Sem divulgação, não coloca o site no cartão de visita, não anuncia no Instagram ou Facebook, evita ao máximo – por algum motivo – falar sobre o site, e só o deixar lá, no buraco negro da internet boiando no espaço. Sem divulgação o site se torna inútil e sem valor, porque ele não vai ter sido um investimento, ele vai ter sido um gasto. Para ele ter o seu propósito, ele deve ser divulgado de todas as formas possíveis – ou até impossíveis! – como pela própria internet através das mídias sociais, colocando o endereço no site em qualquer mídia que divulgar, colocar no seu cartão de visita, em panfletos, na rádio, nos jornais, e até mesmo na televisão. Divulgar o site é essencial para que ele cumpra o objetivo. Um site em que só o dono lê não é nada útil. Quanto mais pessoas lerem o seu site, divulgar o seu serviço entre amigos e melhorar sua reputação, melhor é a resposta que seu site vai dar para você.

Essas três dicas que passei são apenas básicas para ajudá-lo a entender o porquê o site é extremamente útil e como usá-lo de uma forma mais correta. Mas não para por aí.

Dependendo do seu tipo de site, ele deverá consistir em conteúdos e formas diferentes, e algumas categoria que irei citar são:

Esses são os três mais famosos que geralmente você irá se empenhar. Mas há vários outros, como sites de mídias sociais – como o Facebook – Aplicativos, Classificados, Portais, Portfólio, Divulgação e demais outros. Cada um tem um propósito diferente com uma estratégia diferente.

Agora, questione-se: Qual será o foco do seu site? O que você irá fazer com ele? Qual objetivo você pretende alcançar com ele?

Caso queira saber mais, você pode entrar em contato com nossos consultores para ter uma experiência única e personalizada para sua empresa ou serviço. Como não existe uma fórmula para o sucesso de forma padrão, o ideal mesmo é descobrir os pontos fortes e fracos de sua empresa, junto das soluções que serão cabíveis a você e a seu bolso.

Entre em contato com a Revolution Tech e revolucione sua experiência!

Faça parte de nossa Newsletter

Receba conteúdo personalizado em seu e-mail!

Agência Revolution Tech

A Revolution Tech é uma empresa especializada na criação de Websites e Consultoria de Marketing, tendo como principal objetivo a realização dos sonhos de seus clientes e parceiros!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Feito com pela Revolution Tech © 2024 - Todos os direitos reservados.